Desenvolvi uma atividade com o aluno J.M, do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública aqui do nosso município. Ele é um aluno calmo, que apesar de apresentar dificuldades na fala, gosta de conversar; tem dificuldade motora, que é pouco desenvolvida, sendo que movimentar as mãos tem sido um grande desafio, pois além de tudo, são descascadas e ásperas, dificultando o movimento, sobretudo, o de pinça.
Como minha área é artes, conversei sobre as cores primárias e para observar se ele sabia quais eram e se as identificava, realizei de uma atividade na sala de STE. Previamente já havia pesquisado alguns sites e escolhido um (http://jogos360.uol.com.br/colorir/), onde a proposta era que ele pintasse o desenho somente com as cores primárias.
Observei a dificuldade que o aluno apresentou, seu movimento era muito lento e muitas vezes perdia a setinha, nas partes menores o mesmo não conseguia clicar, pois o mouse escorregava para frente. Precisei auxiliá-lo algumas vezes, mas ele teve muita força de vontade e conseguiu realizar a atividade.
Como sempre foi muito prazeroso trabalhar com uma criança com necessidades educacionais especiais, pois na verdade aprendemos junto com eles. A capacidade que possuem é muito grande, precisando apenas de auxílio e orientação. Além disso, com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o trabalho do professor ganhou novas dimensões, o que exige dele muito empenho, mas os resultados são muito mais compensadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário