quinta-feira, 13 de junho de 2013

A tecnologia como aliada!

Oi pessoal... vim contar mais uma experiência bacana...
No dia 05/06/2013, levei J.M. para a sala de tecnologia e o auxiliei para entrar no site http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=11909.  No primeiro momento, quando abriu a atividade ele ficou empolgado e logo queria jogar. Expliquei que o urso entrou em uma fria, que ele precisa achar a saída do labirinto para voltar ao seu iglu, o tempo está passando e fica cada vez mais gelado, no Polo Norte. Para mover utiliza as flechinhas do teclado. Nas duas primeiras tentativas o aluno não conseguiu realizar a atividade, pois estourou o tempo. Mas outras tentativas o aluno conseguiu realizar a atividade com sucesso. Observei que esse jogo estimulou o raciocínio e a coordenação motora de J. M. Foi de grande valia a participação desse aluno no meu trabalho, pois não foi somente ele que aprendeu... aprendi bastante com ele....

segunda-feira, 3 de junho de 2013

sábado, 1 de junho de 2013

Carta Enigmática

              Pessoal vejam outro recurso interessante para trabalhar não apenas com alunos especiais, mas com todos. Esse aprendi no curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis que estou fazendo. Recordo-me que enquanto aluna havia feito alguma atividade assim, mas como professora ainda não tinha me ocorrido a ideia de fazer uso de uma atividade assim. O recurso chama-se Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que permitiu a criação da Carta Enigmática com símbolos de CAA.

        Deixo algumas sugestões para quem se interessar. A primeira é uma visita ao site indicado pelas formadoras do curso:  http://pecsemportugues.blogspot.com/. No site encontrará pranchas já prontas para serem utilizadas como pranchas de comunicação alternativa. Também tem outros sites, para Prancha Livre de Comunicação, entrem no link http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/, enquanto que  em http://www.contagem.pucminas.br/pitane/index.php?option=com_content&view=article&id=57:softwares&catid=37:softwares&Itemid=66,  também vão encontrar links para softwares gratuitos interessantes e de grande utilidades para nós.  

Uma experiência nova

        Desenvolvi uma atividade com o aluno J.M, do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública aqui do nosso município. Ele é um aluno calmo, que apesar de apresentar dificuldades na fala, gosta de conversar; tem dificuldade motora, que é pouco desenvolvida, sendo que movimentar as mãos tem sido um grande desafio, pois além de tudo, são descascadas e ásperas, dificultando o movimento, sobretudo, o de pinça.

       Como minha área é artes, conversei sobre as cores primárias e para observar se ele sabia quais eram e se as identificava, realizei de uma atividade na sala de STE. Previamente já havia pesquisado alguns sites e escolhido um (http://jogos360.uol.com.br/colorir/), onde a proposta era que ele pintasse o desenho somente com as cores primárias.

       Observei a dificuldade que o aluno apresentou, seu movimento era muito lento e muitas vezes perdia a setinha, nas partes menores o mesmo não conseguia clicar, pois o mouse escorregava para frente. Precisei auxiliá-lo algumas vezes, mas ele teve muita força de vontade e conseguiu realizar a atividade.

     Como sempre foi muito prazeroso trabalhar com uma criança com necessidades educacionais especiais, pois na verdade aprendemos junto com eles. A capacidade que possuem é muito grande, precisando apenas de auxílio e orientação. Além disso, com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, o trabalho do professor ganhou novas dimensões, o que exige dele muito empenho, mas os resultados são muito mais compensadores.